Toxina Botulínica – o que o Dentista pode fazer?

   Segundo o Código de Ética do CFO – Conselho Federal de Odontologia, são atribuições do Cirurgião Dentista: “Diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da ciência e sua dignidade profissional. As áreas de atuação do CD são a cavidade da boca e face.”  Assim, o Cirurgião Dentista tem amparo legal para trabalhar com a Toxina dentro das suas atribuições profissionais.

Botox

As indicações na odontologia são:

  1. Correção do sorriso gengival – Para quem busca um sorriso perfeito, a Toxina pode ajudar. Pacientes que ao sorrir mostram a gengiva em excesso – chamada sorriso gengival – podem fugir da cirurgia em alguns casos. Com uma pequena aplicação de cada lado da face, o músculo responsável por tracionar o lábio superior para cima e, consequentemente expor a gengiva em demasia, recebe um bloqueio químico e tem sua atividade diminuída. A melhora do quadro é significativa e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada.
  2. Correção de sorrisos assimétricos –  Uma simples aplicação do medicamento normaliza gradativamente sorrisos que elevam mais um lado do lábio superior do que o outro – o sorriso torto.
  3. Dores orofaciais ligados à hiperatividade dos músculos da mastigação (incluindo dores de cabeça): causadas ou agravadas pelos músculos da mastigação podem ser controladas com o uso desse medicamento.
  4. Disfunções de ATM/ Bruxismo:
    1. Controle do Bruxismo do Sono (apertamento e ranger dos dentes dormindo)
    2. Controle do Bruxismo em Vigília (apertamento e ranger dos dentes acordado)
    3. Quando essas condições passam a trazer prejuízo para a musculatura da face ou para os dentes, é possível controlá-la com a Toxina.
  5. Assimetria de face –  Alguns pacientes podem apresentar o músculo masseter hipertrofiado, ou seja, ele pode ganhar volume de maneira exagerada. Quando isso ocorre de um só lado, ocorre uma assimetria de rosto. Quando ocorre dos dois lados, fica a aparência de um rosto extremamente largo e muito quadrado. A Toxina corrige essas situações.
  6. Controle da sialorréia (aumento da secreção salivar) – A Toxina ajuda a controlar a salivação excessiva, que pode ocorrer em várias situações diferentes, como por exemplo, em portadores de esclerose lateral amiotrófica e durante crises de epilepsia.

 

 

A aplicação de toxina botulínica é um tratamento feito através da aplicação da toxina botulínica. O procedimento é rápido, praticamente indolor e dispensa internação e afastamento das atividades de rotina. As contraindicações ficam restritas somente à pacientes grávidas ou portadores de doenças neurodegenerativas.
A ação da Toxina Botulínica:
A ação da toxina botulínica é localizada e inicia-se 48 horas após sua aplicação, atingindo o resultado máximo em 15 dias. O efeito permanece por 4 a 6 meses. Após esse período, o músculo volta gradativamente à sua contração normal, podendo o paciente fazer uma nova aplicação da substância.
Por possuir conhecimento sobre as estruturas de cabeça e pescoço cirurgião-dentista pode tratar certas afecções da face e da cavidade oral de forma conservadora e segura com a aplicação da toxina botulínica, desde que possua treinamento específico e conhecimento sobre sua utilização e não extrapole suas funções.
O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca. É um tratamento simples, eficiente, feito em sessão única, com alto grau de satisfação dos pacientes.

 

A Toxina Botulínica é uma neurotoxina extremamente ativa, produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum e apesar de ser amplamente conhecida por sua utilização cosmética em injeções intramusculares para a redução de rugas faciais, a sua principal aplicação é voltada ao uso terapêutico. Sua atuação se dá por meio do bloqueio de um neurotransmissor em nível celular, que impede a contração muscular. Esse efeito começa a ser observado no segundo dia e aumenta até o 140 dia, quando se pode observar o ápice do resultado clínico. Embora o Botox, seja a marca comercial mais conhecida, existem diversas outras disponíveis no mercado, como: Dysport, Prosigne, Xeomin e Botulift.

Cuide da sua pele, cuide da sua saúde!

 

Dra Thais Rocha

 

 

 

 -Dra Thais Rocha  CRO: 81067 SP
Especialista em Ortodontia- IMPG Alfenas, MG

MBA Gestão em Marketing- FGV, SP

Mestrado em Ortodontia- FHO, Araras, SP

Certificada pela internacional Surgical Anatomy Course Miami-EUA

Coordenadora no Curso de Toxina e Preenchimento MOA, Medicina Odontologia Avançada

 

visite nosso site www.neom-rb.com.br