Você pratica Endomarketing em seu consultório?

endomarketing neom-rb

Dentro dos 4 p´s  do Marketing (produto, preço, praça e promoção), você encontra o Endomarketing que surge através da promoção. Mas o que seria o Endomarketing?

Endo significa para dentro e o marketing é posicionamento, estudo do mercado competitivo. É bem simples: trata-se de comunicação interna junto às equipes de trabalho. Tem como função manter os funcionários cientes das ações que estão sendo realizadas no consultório, tais como planejamento, objetivos, divulgação e promoção. O Endomarketing desenvolve-se um ambiente motivador que estimula um atendimento de excelência e participativo, onde o funcionário se sente importante nos processos que estão sendo implantados.

Veja algumas dicas de como você pode aplicar o Endomarketing dentro do consultório com baixo custo:

1- Fortalecer os valores do seu consultório de forma criativa:  Espalhe frases criativas, quadros, flores na recepção, nas janelas, no espaço de refeição e aromatizadores nos banheiros. Extermine aqueles avisos no refeitório  “limpe o que sujar, aqui não é sua casa” ou qualquer aviso que tenha o tom agressivo. Transforme esses avisos em dicas bem humoradas e amigáveis, por exemplo ” Por gentileza mantenha a cozinha organizada” ou ” Por favor, mantenha a pia limpa. Tenha um bom trabalho após sua refeição”. Aproxime-se de seus colaboradores internos e faça com que eles sintam-se realmente parte de tudo. Convide-os a conhecer e viver esses valores por mais simples que eles sejam.

2-Transformar seu ambiente de trabalho em harmonia: Chame sempre seu funcionário pelo nome, não invente apelidos e não o ofenda  nunca, diga sempre palavras mágicas: por favor e obrigado, bom dia, boa tarde e boa noite. Estas palavras são sempre bem vindas. Converse com ele para investir em algum estudo, o aperfeiçoamento é o melhor caminho de todos, não faça diferença de um funcionário para o outro, por exemplo, a recepcionista é tão importante quanto a auxiliar de limpeza. Lembre-se que os aniversários são datas especiais, isso é muito importante.  Sempre escute seu colaborador interno, ele sempre pode te ajudar a tomar decisões certas para seu consultório.  Se a equipe do consultório (ASB, TSB, atendente, recepcionista, TPD, dentistas e outros)  tem compromisso com a qualidade dos serviços prestados  e a lealdade na realização destes, certamente desenvolverá relações com harmonia e comprometimento que resultarão no fortalecimento da imagem do consultório junto ao paciente.

Comunicação interna: O seu colaborador interno é seu parceiro, quanto mais bem informado ele estiver, mais envolvido com o consultório ele vai estar.  Assim, ele sabendo o que seu trabalho representa no todo e qual a importância das tarefas que ele realiza o desempenhará com mais eficácia. Temos algumas dicas simples para manter a comunicação interna de uma forma fácil em seu consultório. O uso da Intranet, seria a rede social interna, como softer para o uso de marcação de consultas, assim você e seu colaborador nunca vão se perder em relação à agenda ou recebimento de pacientes. O uso do email interno também é importante e fácil de coordenar. O uso deste permite que tenha sempre em mãos todo o seu histórico de conversas a partir de sua instalação, independente do tempo que sua empresa permaneça usando o serviço. O quadro de avisos é bem interessante também, podendo ser colocado em áreas estratégicas. O mural é ótimo para funcionários que ainda não viram os e-mails e que não tiveram tempo de ler os comunicados.

Um dos facilitadores do endomarketing é a comunicação interna, que exerce as funções de reduzir os atritos, desenvolver harmonia, criar transparência e despertar espírito de equipe, em que cada um reconhece suas responsabilidades sobre as tarefas, melhorando a produtividade. O seus colaboradores internos são peças chave fundamentais para que seu consultório funcione com credibilidade. Vamos fazer com que todos se sintam bem e trabalhem com eficiência, afinal eles passam mais tempo com você do que em sua própria casa.

 

Isabella Guimarães de Lima
Assistente de Marketing Neom-RB
Especialista em Comunicação em Marketing

Clique aqui para acessar o site da NEOM-RB