BICHECTOMIA OU EXTRAÇÃO DAS BOLAS DE BICHAT

Bichectomia ou Extração das Bolas de Bichat

cirurgia de bichectomia neom-rb

 

 

Bichectomia significa a retirada da Bola Gordurosa de Bichat.

Bola de Bichat é uma estrutura anatômica e ganhou esse nome devido ao anatomista que a descobriu, o francês Xavier Bichat, nascido em 1771.   Essa Bola Gordurosa situa-se entre dois músculos da face (masseter e bucinador) e sua localização anatômica abaixo das bochechas deixa o rosto mais arredondado e com aspecto infantilizado, além de ser a principal responsável em fazer volume para o lado interno da boca, o que leva as pessoas a morder em suas próprias bochechas causando desconforto e lesões.

A cirurgia de Bichectomia é uma cirurgia estético funcional que mesmo realizada por indicação funcional, pois diminui o volume interno das bochecha livrando o paciente do ato de se morder.  Tem como conseqüência estética da remoção da Bola de Bichat o afinamento da face.

A indicação da bichectomia é primordialmente funcional.

O procedimento cirúrgico deve ser realizado após a avaliação precisa do paciente, anamneses detalhadas e análise dos fatores que indiquem o procedimento.  É feita uma incisão pequena na região interna da bochecha a partir de uma técnica especializada, que leva a delicada remoção da estrutura, e então são dados alguns pontos de sutura.

O tempo de procedimento é de 30 a 45 minutos, e o paciente deve permanecer em repouso com os devidos cuidados do pós operatórios por no mínimo 3 a 5 dias. Além disso, medicações e terapias acessórias são aplicadas até que o processo final de cicatrização aconteça, o que ocorre em media em 15 dias.

Os resultados estético funcionais aparecem após 3 meses, onde o paciente não efetua mais a mordedura das bochechas pois tem seu rosto mais fino pela excisão da estrutura gordurosa.

A Bola Adiposa de Bichat não volta a aparecer, pois sua origem vem desde o nascimento, e uma vez que não a utilizamos após a amamentação e não tendo função nos adultos, uma vez removida, não recidiva e não volta a se formar.

Informações: www.neom-rb.com.br

DRA. KATIA RODRIGUES ONOFRE LIBORIO
CIRURGIA DENTISTA – CROSP 80833
ESPECIALISTA EM IMPLANTODONTIA
HARMONIZAÇÃO OROFACIAL
PROFESSORA EQUIPE L&F
Membra e Professora da SBTI (Sociedade Brasileira de Toxina Botulinica e Implantes Faciais)