Robô extraindo dente do siso, modelagem 3d para instalar aparelhos ortodônticos.

robot

Robô extraindo dente do siso, modelagem 3d para instalar aparelhos ortodônticos.

Como o dentista consegue acompanhar tudo isto no dia a dia?

Quando o aparelho fixo pré ajustado (arco reto) começou a ser usado em larga escala muitos colegas dentistas foram resistentes ao seu uso, e muitos com razão, pois um conjunto de braquetes custava algo em torno de algumas centenas de dólares e ficava a impressão que para muitos não teria um retorno satisfatório.

O tempo mostra que a tecnologia eficiente vem para ficar.     Isto acontece com as placas alinhadoras,  sistemas de instrumentação endodôntica mecanizada, com a ortodontia dos auto ligados e certamente com os robôs.

Vejam trecho de uma reportagem a respeito:
“Enquanto isso, organizações de cirurgiões dentistas em outras partes do mundo levantaram preocupações que uma proliferação do “Alla Dente” e robôs semelhantes pode levar ao desaparecimento da profissão, tal como a conhecemos. Na França, um pequeno grupo de dentistas têm pedido medidas ativas contra quem tente substituir odontólogos por robôs.”

”Esta é a nossa vida,” disse um porta-voz do grupo. “Não gostamos da ideia de robôs virem tomar o nosso lugar.”

http://www.obviouslynews.com/breakthrough-wisdom-tooth-extracted-by-a-japanese-robot/

Em se tratando da tecnologia 3d, esta parece que está chegando para ficar.

veja um artigo interessante sobre ortodontia e imagem 3D no link:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd0907201003.htm

As impressoras 3D estão ficando cada vez mais baratas e eficientes e novos programas mais fáceis de usar estão surgindo .

Muitas vezes para nós profissionais parece assustadora a ideia de uma mudança tão radical, mas se olharmos com atenção já estamos no meio dela e estamos nos adaptando.

Exemplos simples: programas de gerenciamento de pacientes, Impressoras coloridas de boa resolução, máquinas fotográficas digitais, câmeras intra orais, autoclaves eficientes, …

Qualquer colega que tenha mais de 20 anos de formado ficará chocado ao fazer uma retrospectiva, no entanto sobreviveram a estas mudanças, mesmo com as expectativa dos pacientes se ajustando as novas tecnologias.

Quem melhor vai sobreviver a isto? O mais forte?

O sobrevivente será o que melhor se adaptar, e o segredo sempre está no conhecimento.   Uma busca constante de novas informações e a aplicação cautelosa destes conhecimentos no dia a dia.

Que venham os robôs, nós seremos seus mestres.

Informações sobre cursos de atualização, especialização e avançados na Odontologia: www.neom-rb.com.br

Comments

comments

Germano Brandão

View more posts from this author
2 thoughts on “Robô extraindo dente do siso, modelagem 3d para instalar aparelhos ortodônticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>