Saiba como aplicar o neuromarketing em seu consultório

Conheça as vantagens da aplicação desta ciência em seu ambiente de trabalhoblog artigo Isabella

Para quem trabalha na área da saúde, entender como funciona a mente do paciente é fundamental para que o mesmo esteja receptivo aos serviços oferecidos no consultório. Para isso, o neuromarketing é fundamental para atrair e fidelizar pacientes.

Para entender melhor, o cérebro humano está dividido em três sistemas. Um deles, denominado cérebro triuno que é essencial para a aplicação desta ciência em seu consultório. Esta parte do cérebro esta dividida em três subsistemas chamados de reptiliano, límbico e neocórtex.

São eles:

  • Reptiliano: sistema primitivo que se aproxima com os existentes em animais, pois é focado na sobrevivência. Nele está presente a nossa agressividade.
  • Límbico: focado na emoção e sentimentos. Está ligados às principais emoções do ser humano como a alegria, tristeza, surpresa, nojo, medo, raiva e etc.
  • Neocórtex: parte racional do cérebro, responsável pela lógica das ações.

Segundo Philip Kotler por meio de estudos ao neuromarketing, é possível identificar que 95% de decisões são inconscientes ou emocionais e apenas 5% da tomada de decisão são racionais.

Algumas técnicas da área da publicidade demonstram exemplos da aplicação do neuromarketing no mercado com base na psicologia, como por exemplo, as lojas de roupas, que mantêm o ar-condicionado em uma temperatura mais elevada durante o inverno, para que o cliente tenha a sensação de que o tempo está ainda mais frio e, com isso, convencê-lo a comprar agasalhos. Além disso, existem lanchonetes que borrifam aroma de bacon em seu ambiente para aguçar o paladar dos clientes, tudo isso para que o mesmo esteja receptivo aos produtos e serviços oferecidos no local e influenciar na hora da compra.

É importante enfatizar que o neuromarketing no seu consultório não serve para enganar o paciente, mas sim deixa-lo mais suscetível ao tratamento que ele próprio veio procurar.

 

Marketing Sensorial

Esta estratégia de mercado está relacionada com os cinco sentidos do ser humano: visão, olfato, audição, tato e paladar, e faz parte de neuromarketing. Para os profissionais da saúde existem algumas dicas que podem auxiliar na aplicação em consultórios ou demais ambientes de recepção e atendimento ao paciente.

1- Visão:

  • Recepção: não aceite pó, riscos ou marcas de envelhecimento nos móveis que estão reluzentes;
  • Invista em um bom projeto de iluminação para que o paciente perceba a harmonia e limpeza do ambiente;
  • Coloque quadro e flores na recepção

 

Isabella Guimarães de Lima
Assistente de Marketing Neom-RB
Especialista em Comunicação em Marketing

 

O artigo continua na próxima edição do blog:  http://www.neom-rb.com.br/blog/?p=263

 

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