Saiba como aplicar o neuromarketing em seu consultório – Parte 2

Saiba como aplicar o neuromarketing em seu consultório – Parte 2

blog artigo Isabella

Conheça as vantagens da aplicação desta ciência em seu ambiente de trabalho

Para quem trabalha na área da saúde, entender como funciona a mente do paciente

é fundamental para que o mesmo esteja receptivo aos serviços oferecidos no consultório. Para isso, o neuromarketing é fundamental para atrair e fidelizar pacientes.

leia a primeira parte desse artigo publicado há duas semanas http://www.neom-rb.com.br/blog/?p=252

Continuação:

Marketing Sensorial

Esta estratégia de mercado está relacionada com os cinco sentidos do ser humano: visão, olfato, audição, tato e paladar, e faz parte de neuromarketing. Para os profissionais da saúde existem algumas dicas que podem auxiliar na aplicação em consultórios ou demais ambientes de recepção e atendimento ao paciente.

 

1- Visão:

  • Recepção: não aceite pó, riscos ou marcas de envelhecimento nos móveis que estão reluzentes;
  • Invista em um bom projeto de iluminação para que o paciente perceba a harmonia e limpeza do ambiente;
  • Coloque quadro e flores na recepção;
  • Não coloque relógio a vista, afim de que o paciente não tenha pressa de sair do consultório;
  • Coloque uma televisão na recepção, que transmita propagandas do seu consultório a fim de que se transmita a visão, missão e valores e responsabilidade dos proprietários.

A recepção deve ser considerada o cartão de visita da empresa, pois é ali que o cliente terá a primeira impressão da instituição. Decore seu consultório de acordo com a especialidade oferecida, invista no local para que o mesmo seja um ambiente agradável para os frequentadores. Coloque revistas disponíveis na recepção e na sala de espera é uma boa opção para que o paciente se sinta bem enquanto aproveita para ter um momento de boa leitura enquanto aguada.

2- Audição

  • Capacite os seus colaboradores a fim de que todos entendam a importância de um atendimento de qualidade, onde a simpatia, atenção e pró-atividade e gentileza são pontos fortes precisam ser demonstrados;

 

  • Atente-se para que nenhum colaborador faça suas refeições na recepção. Zelar pela organização e limpeza de seu ambiente de trabalho e ser sempre cordial é imprescindível.

 

2.1 – Orçamento:

  • Não deixe seu paciente pensar muito, na hora do orçamento utilize palavras simples mostrando de forma fácil e simplificada o que ele quer saber, não deixe dúvidas sobre o que lhe foi passado. Caso deixe o sistema límbico ele não aceitará. Ou seja: ele não irá adquirir o serviço;
  • Nunca reduza o preço na primeira reclamação do paciente. Muitos profissionais não sentem confiança quando passam o valor cobrado do tratamento e no primeiro questionamento do paciente já diminuem o preço. Isso pode mostrar que você é inseguro. Caso aconteça, facilite a forma de pagamento.

3- Olfato

Instigar o marketing olfativo de seu paciente é fundamental para o mesmo se sinta a vontade no local, bem como na hora da tomada de decisão.

  • Desenvolva um aroma suave e agradável, exclusivo de sua clinica. Invista em aromas que podem ser usadas na recepção e banheiros, por exemplo: Hoje existem diversas empresas especializadas em desenvolver aromas personalizados.

 

  • Mantenha sempre limpo o ambiente do consultório. Monitore salas, banheiros, recepção e demais ambientes para evirar eventualidades. Não use produtos com odor muito forte, é importante que o paciente entre no local e perceba a limpeza.

 

4- Paladar

  • É importante colocar a disposição de seus pacientes, um espaço onde ele possa se servir de água sem gelo e gelada, chá ou café enquanto aguarda o atendimento. O paladar está ligado de maneira direta ao afeto. Isso acontece porque desde quando éramos recém-nascidos criamos um vínculo afetivo com aqueles que nos alimentaram.

5- Tato

  • Se alguém deixa de estender a mão para cumprimentar um visitante, tal atitude é considerada como falta de gentileza e educação. Se a pessoa estende a mão, mas não possui um “bom aperto”, uma imagem negativa é transmitida o que em alguns casos pode impactar na conversa ou reunião. Um aperto de mão fraco transmite a ideia insegurança e desinteresse. O firme indica confiança, segurança e interesse pelo outro e deve ser usado no primeiro contato do dentista com o paciente.
  • Deixe em sua recepção álcool em gel para o paciente usar assim que chegara seu consultório. É muito importante que ele sinta as mãos limpas. Além disso, coloque um sabonete sedoso de preferência em forma de espuma que deixe as mãos hidratadas. Mão limpa e hidratada exerce função de proteção e evita a entrada de micro-organismos que podem trazer infecções para seu consultório.

 

Para atingir a excelência não podemos continuar sempre fazendo as mesmas coisas esperando resultados diferentes.

É importante saber que o próprio dentista pode aplicar o neuromarketing em sua clínica de uma forma simples e criativa conforme foi apresentado no texto.

 

Isabella Guimarães de Lima
Assistente de Marketing Neom-RB
Especialista em Comunicação em Marketing

Clique aqui para acessar o site da NEOM-RB

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