Ronco também pode matar!

Aparelhos intra-orais pré-fabricados para ronco, sem prescrição odontológica, deveriam ser proibidos.

Trabalho a aproximadamente 20 anos com ronco e a síndrome da apneia do sono (SAOS) e ainda não me acostumei com colegas dentistas que instalam aparelho só para ronco.  Pior ainda quando vejo propaganda de aparelhos pré-fabricados em revistas leigas (não científicas), que são vendidos livremente pela internet.

no ronco trabalhado

Aparelho pré-fabrico para ron

nariz trabalhbado

Estimulador nasal para inibição de ronco

Isso sem falar nos anéis, pulseiras e os curiosos clipes nasais para o tratamento do ronco.

A minha indignação acontece porque o ronco, na maioria das vezes, esconde uma doença muito mais importante, que é a apneia do sono.

A parada respiratória durante o sono (característica da SAOS) pode acarretar em diversas comorbidades, entre elas o infarto do miocárdio, AVC, hipertensão, diabetes, depressão, déficits cognitivos entre tantos outros, e tratar apenas o ronco sem se certificar que a apneia está sobre controle, significa subtratar, correndo o risco de mascarar um problema maior.

Claro que existem indivíduos que apenas roncam e não tem apneia do sono (conhecido como ronco primário), mas é fundamental que tenhamos certeza disso. Por isso, é “obrigatório” que o indivíduo com queixa de ronco faça uma polissonografia e seja devidamente avaliado por um dentista ou médico.

Caso o problema seja só ronco, o aparelho pré-fabricado pode ser indicado. Caso não, um aparelho individualizado de ser feito (os aparelhos individualizados são comprovadamente mais eficientes que os pré-fabricados) e uma polissonografia final deve ser solicitada confirmando a redução significativa das paradas respiratórias durante o sono.

Uma analogia simples seria fazer uma restauração de resina sobre um dente cariado. Por fora pode ficar perfeito, mas é uma questão de tempo esta cárie evoluir até que seja necessário um tratamento de canal.

Remover todo o tecido cariado antes da restauração é o mínimo que se espera de um bom dentista.

Solicitar uma polissonografia antes de tratar um ronco, também.

 

Comments

comments

Pedro Vinha

View more posts from this author
One thought on “Ronco também pode matar!
  1. Pingback: Micheal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>