Fone: (11) 3409-8206
ATM e DTM
ATM é a abreviação de Articulação Têmporo-Mandibular, ou seja, a articulação entre as têmporas e a mandíbula. Localizada logo à frente do ouvido ela é a responsável pelo fato de podermos abrir a boca e executar movimentos de mastigação com a mandíbula.

Todos nós temos as ATMs. Entretanto, algumas pessoas têm alguns distúrbios nesta articulação, e a partir disso, estas pessoas passam a ter DTM, ou seja, Disfunção Têmporo-Mandibular.

As DTMs podem ser divididas em 4 grandes grupos que são:

Ruídos (estalos, crepitações além de inúmeros sons que se é ouvido pelo próprio indivíduo quando este movimenta a mandíbula).

Pode ou não ser necessário tratamento, entretanto só um profissional qualificado está apto a lhe dizer isso.

Intra-Articulares - são lesões dentro da articulação que podem ou não estar associadas a dores ou limitação de movimentos.

Dificuldades de abrir a boca ou de fechá-la, assim como dor ou desvios acentuados nos movimentos se incluem neste grupo.

Normalmente requer algum tipo de tratamento para que não ocorra evolução do quadro para artroses.

Musculares - neste grupo estão as dores associadas aos músculos mastigatórios. As mais comuns são as dores faciais ao acordar e as dores de cabeça que ocorrem no final do dia, normalmente chamadas de cefaléias tensionais.



As cefaléias tensionais apresentam típicas dores nas têmporas que podem ou não evoluir para enxaqueca e estão intimamente ligadas à tensão do dia a dia. Afeta muito mais as mulheres que os homens, em uma proporção de 9 para 1.

A resolução pode ser bastante simples, por isso sempre vale a pena consultar um dentista habilitado para este tipo de problema. Procure um profissional que faça Ortopedia Funcional.

Hábitos parafuncionais - basicamente podemos dizer que os principais hábitos parafuncionais são o bruxismo e o apertamento dentário.

O primeiro hábito, consiste em apertar os dentes e movimentar a boca ao mesmo tempo. Normalmente este indivíduo pode reclamar de desgastes dentais acentuados e dores faciais.



Já o segundo, não apresenta nenhum tipo de desgaste dental, mas gera mais danos ao organismo, pois é a origem da maioria dos problemas acima descritos, seja musculares, intra-articulares ou ruídos.

Os tratamentos são os mais diversos, de placas até próteses, dependendo do seu problema. Entretanto, a Ortopedia Funcional dos Maxilares tem uma abordagem diferente das clássicas, oferecendo um tratamento mais eficaz e rápido que os tratamentos convencionais.

Cadastre seu e-mail para receber informações do NEOM-RB
"Todas as fotos apresentas no site são apenas indicativas. São direcionadas a profissionais da Odontologia, não devem ser consideradas como início e fim ,nem como resultado padrão para todos tratamentos."
Desenvolvido por: Alcmidia / Guis